O período da menstruação não é fácil para a mulher. Pois é nesse período que a mulher fica mais estressada e debilitada devido às mudanças hormonais e sua interferência no ânimo.

E o cuidado com a alimentação deve se intensificar na semana que antecede a menstruação, por isso eu fiz esse texto que mostra o que comer e o que não comer durante esse período delicado e muitas vezes chato.

O que comer?

Alimentos que aliviam os sintomas do período menstrual

Os vegetais verdes são bem-vindos em qualquer situação, inclusive no período menstrual. Isso se deve por que esses alimentos são ricos em cálcio, magnésio e potássio, que aliviam e previnem os espasmos que conduzem à cólica.

Todos esses minerais têm o poder de acalmar e relaxar as emoções, reduzindo a irritação. Os vegetais verdes também contêm quantidades de vitamina K, necessária para coagular o sangue e prevenir o sangramento excessivo.

O consumo regular de água é fundamental nesse período já que a retenção de líquidos excessiva é uma das principais causas dos sintomas congestivos como câimbras, que se caracterizam por uma dor aguda. O fato é que se a mulher não beber água o suficiente, seu corpo poderá compensar essa deficiência mediante a retenção de líquidos adicionais.

A banana é uma outra maneira de prevenir a retenção de líquidos e evitar aquela sensação de inchaço.

Alimentos ricos em ômega-3 como peixe e linhaça são ótimos nesse período por ajudar a proteger o coração e cérebro. Além disso, o ômega-3 combate as inflamações do corpo que fica muito vulnerável nesse período.

Nesse período menstrual é muito comum a mulher sofrer com a falta de libido, para isso existe alguns alimentos que são considerados viagra feminino e podem ser ingeridos nessa época. Alguns alimentos são o aspargo, ostras, pimenta vermelha, canela, gengibre, nozes, amendoim, abacate, morango, melancia e amêndoas.

E caso você deseja ser uma mulher boa de cama, você precisa consumir regularmente esses alimentos para que a falta de libido no período menstrual não te atrapalhe.

O que não comer?

O que não comer no período menstrual

Agora citarei alguns alimentos que você deve evitar para que sua menstruação seja mais natural e mais prazerosa.

Os alimentos açucarados aumenta as flutuações dos níveis de açúcar no sangue, resultando em mudanças de humor e tensão frequentes. Além disso, esse tipo de alimento também pode contribuir para o desequilíbrio do sistema imunológico e para a fadiga.

Os alimentos industrializados são péssimos para esse período. Por que esses alimentos contém grandes quantidades de sódio, que pode causar desconforto e inchaço. Além disso, os alimentos industrializados são ricos em frutose, um nutriente que ajuda o corpo a reter mais gordura, principalmente na região abdominal.

Veja aqui os riscos da frutose.

O consumo de cafeína nesse período pode ser péssimo já que a cafeína pode piorar o humor, agitar, gerar dificuldades de sono e causar cólica menstrual.

Não podemos esquecer do álcool que pode afinar o sangue, aumentando o fluxo e causando mais desconfortos, além de aumentar a depressão pré-menstrual.